quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Definição de Fé (Hb. 11:1)

A fé é, sem duvida alguma, o fundamento do cristianismo. Se não fosse pela fé não aceitaríamos o plano de salvação descrito na Bíblia. Se não existir fé não existe razão de nos dedicarmos a uma vida separada do mundo. Mediante o exposto, somos levados a procurar descobrir o que vem a ser fé. Vejamos:

“... é o firme fundamento das coisas que se esperam...”(Hb. 11:1) – Ninguém espera algo se não tiver fundamento para esperar. Isso, porque sem fundamentação não existe esperança. Qual deve ser o fundamento de nossa fé? O que deve ser feito para adquirirmos fé? Esta e outras questões estaremos tratando nesse estudo.

O fundamento de nossa fé é a Palavra de Deus. A Bíblia é a nossa fonte de fé. Não é a toa que ela se constitui nossa única regra de fé e conduta. A medida que estudamos a Bíblia fortalecemos as nossas convicções em um Deus que não falha e que cumpre o que promete. Através dos exemplos, promessas e revelações nela contidas vemos o quanto Deus é poderoso e “... galardoador dos que o buscam.” (Hb. 11:6).

Se quisermos adquir fé devemos aprender a ouvir a voz de Deus. Ele fala de varias maneiras; a Bíblia é a principal forma. Nela está contida toda a vontade de Deus. Para ouvirmos Deus falar conosco, através da Bíblia precisamos estudá-la com o intuito de crescermos espiritualmente. Não devemos usá-la para defender nossas crenças, idéias e desejos. Devemos, antes, permitir que ela nos molde. É ela que nos proporcionara a fé que tanto almejamos.

Afinal o que é fé? É a base da nossa confiança em Deus. Quem confia em Deus age segundo a vontade Dele sem questionamentos. Busca agradá-Lo. Por essa razão a Bíblia decalara que “... sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hb.11:6). A lógica é a seguinte: quanto mais nos fundamentamos mais confiamos em Deus e, consequentemente, o agradamos mais. Quanto maior o fundamento, maior também será o grau de confiança depositada em Deus.

A fé é o firme fundamento da esperança do cristão. Precisamos de fé para que estejamos seguros quanto ao cumprimento do que desejamos que aconteça em nossas vidas. Sem fé não há firmeza, pois a fé é o firme fundamento de toda esperança. Quem tem fé não se abala por que tudo que está firmado em um fundamento seguro não se abala.

“... e a prova das coisas que não se vêem. (Hb. 11:1)” – A fé prova o invisível! Aquilo que os olhos humanos não conseguem enxergar pode ser visto pela fé. O apostolo Paulo diz: “porque andamos por fé, e não por vista.” (II Co. 5:7). As coisas espirituais não são provadas cientificamente. Somente a fé pode alcançar o espiritual. Quem crê alcançou um alto grau de compreensão que se tornou capaz de acreditar no que esta por vir. Pelos olhos naturais só conseguimos ver o que faz parte do nosso dia-a-dia. Quem tem fé vê adiante.

A Bíblia e repleta de exemplos que demonstram os resultados da fé. Em todos os exemplos vemos algo em comum: todos se mantiveram convictos de que conquistariam resultados satisfatórios bem antes de alcançarem. Essa convicção os levou a enfrentarem obstáculos sem vacilarem. Mesmo em tempos difíceis acreditaram no sobrenatural.

Noé enfrentou o mundo de sua época por fé. Ele teve coragem de trazer uma mensagem que, na concepção de então, não era verdadeira. O povo achava que Noé estivesse doido. Ele não se preocupou com as evidências. Não deixou que uma segunda opção povoasse a sua mente. Estava certo de que era impossível não acontecer exatamente do jeito que Deus havia anunciado. Tempestade, nesse momento da historia, não existia. Imaginar que Noé estava maluco seria o mais fácil. Ir pelos caminhos mais fáceis pode nos levar a destinos difíceis. Se o povo tivesse acreditado no inacreditável teria tido bom resultado: a salvação de suas vidas.

Hoje não é diferente. Quando anunciamos sobre a mensagem de salvação, proposta por Deus ao mundo, muitos duvidam. Falar é a única ferramenta que dispomos para que seja gerada a fé nos indivíduos que queremos alcançar-los para o Reino de Deus. A bíblia diz que “... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Rm. 10:17). Em outra parte diz ainda: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm. 10:14). Precisamos ser semeadores de fé. Pra isso precisamos ter fé.

Enfim, fé é confiança em Deus; certeza que Deus faz e fará o que promete. Só recebe as bênçãos de Deus quem deposita toda a sua confiança Nele sem olhar as circunstâncias. Seja fervoroso e com certeza terás muitas vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário