Definição de Fé (Hb. 11:1)


A fé é, sem duvida alguma, o fundamento do cristianismo. Se não fosse pela fé não aceitaríamos o plano de salvação descrito na Bíblia. Se não existir fé não existe razão de nos dedicarmos a uma vida separada do mundo. Mediante o exposto, somos levados a procurar descobrir o que vem a ser fé. Vejamos:

“... é o firme fundamento das coisas que se esperam...”(Hb. 11:1) – Ninguém espera algo se não tiver fundamento para esperar. Isso, porque sem fundamentação não existe esperança. Qual deve ser o fundamento de nossa fé? O que deve ser feito para adquirirmos fé? Esta e outras questões estaremos tratando nesse estudo.

O fundamento de nossa fé é a Palavra de Deus. A Bíblia é a nossa fonte de fé. Não é a toa que ela se constitui nossa única regra de fé e conduta. A medida que estudamos a Bíblia fortalecemos as nossas convicções em um Deus que não falha e que cumpre o que promete. Através dos exemplos, promessas e revelações nela contidas vemos o quanto Deus é poderoso e “... galardoador dos que o buscam.” (Hb. 11:6).

Se quisermos adquir fé devemos aprender a ouvir a voz de Deus. Ele fala de varias maneiras; a Bíblia é a principal forma. Nela está contida toda a vontade de Deus. Para ouvirmos Deus falar conosco, através da Bíblia precisamos estudá-la com o intuito de crescermos espiritualmente. Não devemos usá-la para defender nossas crenças, idéias e desejos. Devemos, antes, permitir que ela nos molde. É ela que nos proporcionara a fé que tanto almejamos.

Afinal o que é fé? É a base da nossa confiança em Deus. Quem confia em Deus age segundo a vontade Dele sem questionamentos. Busca agradá-Lo. Por essa razão a Bíblia decalara que “... sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hb.11:6). A lógica é a seguinte: quanto mais nos fundamentamos mais confiamos em Deus e, consequentemente, o agradamos mais. Quanto maior o fundamento, maior também será o grau de confiança depositada em Deus.

A fé é o firme fundamento da esperança do cristão. Precisamos de fé para que estejamos seguros quanto ao cumprimento do que desejamos que aconteça em nossas vidas. Sem fé não há firmeza, pois a fé é o firme fundamento de toda esperança. Quem tem fé não se abala por que tudo que está firmado em um fundamento seguro não se abala.

“... e a prova das coisas que não se vêem. (Hb. 11:1)” – A fé prova o invisível! Aquilo que os olhos humanos não conseguem enxergar pode ser visto pela fé. O apostolo Paulo diz: “porque andamos por fé, e não por vista.” (II Co. 5:7). As coisas espirituais não são provadas cientificamente. Somente a fé pode alcançar o espiritual. Quem crê alcançou um alto grau de compreensão que se tornou capaz de acreditar no que esta por vir. Pelos olhos naturais só conseguimos ver o que faz parte do nosso dia-a-dia. Quem tem fé vê adiante.

A Bíblia é repleta de exemplos que demonstram os resultados da fé. Em todos os exemplos vemos algo em comum: todos se mantiveram convictos de que conquistariam resultados satisfatórios bem antes de alcançarem. Essa convicção os levou a enfrentarem obstáculos sem vacilarem. Mesmo em tempos difíceis acreditaram no sobrenatural.

Noé enfrentou o mundo de sua época por fé. Ele teve coragem de trazer uma mensagem que, na concepção de então, não era verdadeira. O povo achava que Noé estivesse doido. Ele não se preocupou com as evidências. Não deixou que uma segunda opção povoasse a sua mente. Estava certo de que era impossível não acontecer exatamente do jeito que Deus havia anunciado. Tempestade, nesse momento da historia, não existia. Imaginar que Noé estava maluco seria o mais fácil. Ir pelos caminhos mais fáceis pode nos levar a destinos difíceis. Se o povo tivesse acreditado no inacreditável teria tido bom resultado: a salvação de suas vidas.

Hoje não é diferente. Quando anunciamos sobre a mensagem de salvação, proposta por Deus ao mundo, muitos duvidam. Falar é a única ferramenta que dispomos para que seja gerada a fé nos indivíduos que queremos alcançar-los para o Reino de Deus. A bíblia diz que “... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Rm. 10:17). Em outra parte diz ainda: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm. 10:14). Precisamos ser semeadores de fé. Pra isso precisamos ter fé.

Enfim, fé é confiança em Deus; certeza que Deus faz e fará o que promete. Só recebe as bênçãos de Deus quem deposita toda a sua confiança Nele sem olhar as circunstâncias. Seja fervoroso e com certeza terás muitas vitórias.

Comentários

  1. Admirando seu trabalho! "Quem seríamos nós sem Fé?" "Deus permite que passamos por momentos difíceis para testar nossa Fé". Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"...Nem só de pão viverá o homem..." (Mt.4:4)

Seguindo os passos do Mestre (I Jo. 2:6)

Valorize a cruz de Cristo